Para a maioria dos estabelecimentos de ensino da rede privada, o período de matrícula é um momento de grande expectativa. Com um mercado competitivo e cheio de opções, a entrada de novos alunos e a manutenção dos que já estão na casa significam, muitas vezes, a sobrevivência ou o crescimento institucional.
As escolas já sofrem um processo natural de evasão quando formam seus alunos ao final dos segmentos a que atendem. O período de matrícula, portanto, significa a hora de repor essa perda e, se possível, ampliar o quadro discente.
Nesse momento tão importante, no qual a tomada de decisão pode alterar o rumo de um ano inteiro de trabalho, é que entra em cena o planejamento estratégico da comunicação institucional.
Muitas escolas acreditam que o período de matrícula é a hora de anunciar. Porém, a equipe da Fólio adverte: mais importante do que colocar “o bloco na rua” é saber como. Erros na forma e na maneira de comunicação podem levar a custos desnecessários e resultados frustrantes. Do ponto de vista do Marketing Educacional, pensar na matrícula é iniciar seu planejamento um ano antes, tempo para que a escola possa, ao longo do ano, lançar mão de diferentes ações, visando tanto à fidelidade da clientela como à maior circulação de seu nome, marca e projeto pedagógico.
O momento das campanhas publicitárias ocorre quando as escolas aparecem nas mídias externas, em ações de visibilidade de massa.
Para funcionar (comunicar e incentivar visita à escola), uma campanha de matrícula precisa ser pensada de maneira conceitual, ou seja, precisa levar ao público uma mensagem que passe, acima de tudo, o diferencial da instituição. E, para isso, ela não precisa ser cara, mas, sim, criativa.
A Fólio desenvolve campanhas de matrícula para diferentes instituições de ensino, criando e executando ações de comunicação, publicidade e marketing que vão além do usual e que buscam, principalmente, criar junto ao público-alvo um laço de envolvimento e de relacionamento.
Afinal de contas, comunicar é estabelecer um relacionamento.
Algumas peças criadas pela Fólio para escolas no perípode de captação de novas matrículas: